PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

 

Temos, por um lado, mudanças sequenciais quantitativas e qualitativas determinadas biologicamente, sejam em termos filogenéticos, sejam em termos de herança genética dos pais. Por outro lado, temos os aspectos sociais, culturais, políticos afetando a direção e manifestação dessas mudanças e adotando classificações arbitrárias com base em faixas etárias, interesses políticos e avaliações subjetivas (por exemplo maturidade). Além desses dois polos de determinação, temos as expectativas e práticas culturais em torno dos papeis assumidos pelos indivíduos em cada período etário. Por fim, temos as teorias do desenvolvimento humano as quais não são consensuais no meio cientifico. (CARMO, p. 156-157, 2012).

 

Essa síntese, apresentada por João dos Santos Carmo (2012), trata-se de:


um resumo, produzido pelo autor, dos aspectos que envolvem e afetam o desenvolvimento humano.


um resumo, produzido pelo autor, dos aspectos que envolvem, mas não afetam o convívio familiar.


um resumo, produzido pelo referido autor, dos aspectos que envolvem, mas não afetam o relacionamento humano.


um resumo, produzido pelo autor, dos aspectos que envolvem, mas não afetam o conhecimento cientifico.


um resumo, produzido pelo autor, dos aspectos que envolvem e afetam a criatividade humana.

Nos estudos sobre os processos básicos envolvidos no ensino e na aprendizagem (CARMO, 2012), vimos que, em psicologia, as pesquisas de cunho experimental, têm destacado aspectos básicos, estáveis, que subjazem qualquer tipo de aprendizagem. Aspectos “que estariam na base de comportamentos complexos como conceituar, comparar, analisar, sintetizar, classificar, ordenar. ” (CARMO, p. 85, 2012). Os processos psicológicos a que se refere o autor (Carmo), são:


a comunicação, a generalização, a equivalência e a transferência.


a discriminação, a descrição, a equivalência e a transferência.


a discriminação, a generalização, a equivalência e a transferência.


a discriminação, a generalização, a equivalência e a educação.


a discriminação, a generalização, a contestação e a transferência.

Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

A esta ciência da educação,

Interessa[...] a investigação da instituição escola e sua inserção no sistema educacional formal; as políticas governamentais na área da educação e as repercussões sobre o fazer pedagógico; as inter-relações da escola como outras instâncias da sociedade, desde a mídia até seu entorno mais imediato [...] (CARMO, p. 43, 2012).   

Este é um dos interesses desta ciência que se denomina:


Biologia.


Pedagogia.


Sociologia da educação.


 Psicologia da educação.


Filosofia da educação.

Existem diferentes definições a respeito do que é aprendizagem e de quais são suas características. De forma geral, entendemos que aprendizagem é o processo pelo qual uma pessoa se apropria dos conhecimentos que foram construídos pela humanidade ao longo da história. A aprendizagem é o processo pelo qual um indivíduo adquire novos comportamentos, ideias e/ou conhecimentos. Carmo (apud AITA, 2016) destaca algumas formas de aprendizagem, explicitando a aprendizagem por ensaio-e-erro, também chamada de aprendizagem por tentativa-e-erro.

AITA, E. B.  Psicologia da educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2016, p. 252. (Adaptado)

 

Sobre essa forma de aprendizagem analise as assertivas a seguir.

 

I - Na aprendizagem por tentativa-e-erro, o aluno vai tentando solucionar um problema a partir de seus conhecimentos prévios, a partir de tentativas aleatórias ou a partir de elementos fornecidos pelo professor.

 

II - . A aprendizagem por tentativa-e-erro pode implicar frustração e desmotivação do aluno, o que a torna, portanto, não indicada para o contexto escolar, e indicada, exclusivamente, ao contexto familiar e social da criança.

 

III - Apesar de poder gerar frustração ou desmotivação, a aprendizagem por ensaio-e-erro, por ser muito interessante, deve ser utilizada em sala de aula, desde que ocorra dentro das possibilidades do aluno, e partir de um ótimo planejamento pedagógico

 

A alternativa que melhor representa a sequência correta é:

  


III apenas.


I apenas.


II apenas.


I e II apenas.


I e III apenas.

Nos estudos sobre as diferenças individuais e a hereditariedade da inteligência (FONTANA & CRUZ, 1997), vimos que, emerge deste estudo, as primeiras pesquisas psicológicas, com a finalidade de avaliar a inteligência. O pioneiro nesse estudo foi:


Lev S. Vygotsky


John B Watson


 Alfred Binet


Arnold Gessell


Jean Piaget

Segundo Fontana & Cruz (1997), “o interesse em explicar como se formaram, ao longo da história do homem, as características tipicamente humanas de seu comportamento e como elas se desenvolvem em cada indivíduo constitui a base da abordagem histórico-cultural em psicologia, desenvolvida por um grupo de psicólogos soviéticos. ” (FONTANA & CRUZ, p. 57, 1997). Esse grupo foi liderado por:


John B Watson


Jean Piaget


Lev S. Vygotsky


Alfred Binet


Arnold Gessell

Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

Segundo esse princípio, tudo o que é especificamente humano e distingue o homem de outras espécies origina-se de sua vida em sociedade. Seus modos de perceber, de representar, de explicar e de atuar sobre o meio, seus sentimentos em relação ao mundo, ao outro e a si mesmo, enfim, seu funcionamento psicológico, vão se constituindo nas suas relações sociais. (FONTANA & CRUZ, p. 52,1997)

O princípio tratado na citação, consiste:


no princípio da dimensão do comportamental, orientador das abordagem comportamentalista. 


no princípio da dimensão biológica do psiquismo, orientador da abordagem Piagetiana.


no princípio da dimensão sócio histórica do psiquismo, orientador da abordagem Vygotskyana.


no princípio da dimensão maturacional, orientador da abordagem inatista-maturacionista.


no princípio da dimensão intelectual do psiquismo, orientador da abordagem Piagetiana.

Analise as proposições (assertivas) a seguir, quanto à veracidade do que é afirmado (verdadeira ou falsa) e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Nos estudos sobre comportamentalismo, vimos a grande importância dos psicólogos Watson e Skinner para esse campo investigativo. Cada um deles contribuiu com a produção do conhecimento sobre a temática: Watson, com a aprendizagem dos comportamentos emocionais e Skinner com a aprendizagem por condicionamento operante.  Entretanto, apesar do foco da análise das pesquisas serem diferentes, para as autoras FONTANA & CRUZ (1997), existem aspectos comuns em seus experimentos.

PORQUE

Eles realizaram seus experimentos com a finalidade de desvelar os princípios que regem a aprendizagem do comportamento, durante a vida. Tentaram controlar o comportamento, por meio dos estímulos ambientais que o precedem e dos elementos reforçadores do ambiente que o sucedem.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Nos estudos a propósito dos padrões de desenvolvimento comuns à maioria das crianças (FONTANA & CRUZ, 1997), vimos que, um pesquisador norte-americano chegou à conclusão de que  o que explica a existência desses padrões de desenvolvimento “é o processo de maturação biológica inerente às transformações por que passa o comportamento da criança.(FONTANA & CRUZ, p. 15, 1997). Qual o nome desse pesquisador?


Jean Piaget


Lev S. Vygotsky


Arnold Gessell


John B Watson


Alfred Binet

Nos estudos sobre a aprendizagem (CARMO, 2012), vimos que, “a noção de que algo se modificou no indivíduo aprendente é básica ao se falar em aprendizagem. É uma noção importante e necessária, porém não suficiente para entendermos o fenômeno [...] .” (CARMO, p. 79, 2012). Para sua compreensão (aprendizagem), Carmo (2012), elencou uma série de elementos envolvidos nesse processo, implicitamente ou explicitamente. Dentre eles, o autor ressalta:

I –as condições ambientais que podem auxiliar a interação e os usos de determinadas formas de ensinar;

II – a pessoa que não desenvolveu determinadas habilidades, mas que possui potencial para a construção de determinadas aprendizagens;

III – a relação de interação entre duas pessoas, em que uma não desenvolveu determinada habilidade e outra que possui os meios de ensinar.

IV– a necessidade do envolvimento dos processos básicos de ensino e os processos básicos da aprendizagem.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I, III e IV apenas.


I, II, III e IV.


II e IV apenas.


I e II apenas.


II e III apenas.